Contact the Canadian Automotive Museum

 

 

99 Simcoe Street South
Central Oshawa, ON, L1H 4G7

(905) 576-1222

Since 1963 the Canadian Automotive Museum has preserved and shared the history of the Canadian automotive industry.

O Museu Automotivo Canadense

O Museu Automotivo Canadense

O Museu Automotivo Canadense surgiu em 1963 como projeto comunitário para preservar e apresentar a história automotiva do Canadá. Era apoiado por contribuições financeiras privadas e, em 1964, foi incorporado à categoria de instituições sem fins lucrativos.

 Cartaz publicitário da inauguração do Museu Automotivo Canadense em 1963. Coleção do Museu Automotivo Canadense

Cartaz publicitário da inauguração do Museu Automotivo Canadense em 1963. Coleção do Museu Automotivo Canadense

 Distintivo McLaughlin-Buick, 1922 Coleção do Museu Automotivo Canadense.

Distintivo McLaughlin-Buick, 1922 Coleção do Museu Automotivo Canadense.

Possuidor de um considerável acervo de automóveis - incluindo modelos raros e antigos como Kennedy, Tudhope, McLaughlin-Buick e McKay -, o museu dispõe de importantes exemplares do patrimônio automotivo ímpar do Canadá, tanto de automóveis produzidos ali como dos adquiridos por ele.

A inauguração do museu ocorreu em Oshawa - a “Motor City” do Canadá - num prédio rico em história automotiva. De 1921 a 1931, foi o lar da concessionária e centro de operações Ontario Motor Sales. Hoje, o local abriga uma coleção de mais de 80 veículos doados e uma biblioteca em referência automotiva. Em 1995, John A. “Bud” McDougald, um importante financista canadense, doou para o museu 21 veículos de sua coleção particular de carros europeus, britânicos e americanos.

A dedicação da comunidade do museu tem sido essencial para a preservação da história automotiva do Canadá. Voluntários ajudam no aumento e na conscientização pública dos programas, exposições e pesquisas do museu. Doadores privados e subsídios do governo apoiam a conservação da coleção do museu e do patrimônio arquitetônico do prédio. Essas importantes formas de contribuição fortalecem o envolvimento da comunidade e promovem uma maior compreensão do patrimônio canadense.